sábado, 10 de setembro de 2011

Qual carabina comprar? Parte I


Qual carabina comprar? Parte I

Esta é a pergunta que mais encontro nos fóruns especializados em tiros com armas de pressão.  E algumas perguntas geram calorosas discussões. É comum o questionamento aparecer de um futuro atirador com nenhum ou muito pouco conhecimento, porém atraído pelo esporte,  que pede sugestões de armas de baixo custo, com altíssima potência, grande precisão, para acertar alvos minúsculos a distâncias de 150m ou mais. Logo um monte de atiradores aparece, alguns de maneira educada, outros um pouco mais impacientes, para informar que tal carabina não existe. Que ele deve definir o tipo de tiro, orçamento, etc. Alguns ainda simplesmente informam que tal resposta já foi dada algumas vezes e é “só utilizar o mecanismo de busca”. Alguns novatos assustados simplesmente vão embora. Outros persistem, aprendem mais e logo estão apaixonados pelo esporte.
Outro tipo de questionamento vem do novato que já estudou um pouco, que já construiu algumas preferências e deseja um apoio dos outros atiradores. A cada sugestão dada, ele contra argumenta em favor da sua preferência e as opiniões dos outros acabam tendo pouca importância. Deseja-se somente uma confirmação da escolha, pois o investimento é alto e o atirador está inseguro. Eu mesmo já estive deste lado do campo. Meu conselho é:
Abra sua mente! Amplie seus horizontes, e procure escutar com atenção os argumentos de outros mais experientes.
A todos que ainda tem estas dúvidas escrevo este post. Qual carabina comprar?
O primeiro passo, e a etapa que quase todos executam: definir qual o orçamento disponível. Onde a maioria falha, é em saber como distribuir este orçamento. Uma carabina pode ser adquirida a partir de R$300,00 até R$9000,00 ( ou mais). Assim o novato escolhe a carabina mais cara que seu orçamento pode suportar. Após a chegada da sonhada arma, descobre-se que além da arma, tem que comprar munição, alvos, lunetas, kits de limpeza, lubrificantes, mais munição (afinal atirador gosta é de atirar), ferramentas para manutenção, capas, apoios etc.
Bom reserve pelo menos 1/3 do seu orçamento para comprar estes acessórios junto com sua carabina, e reserve um montante mensal similar, pois isso não vai parar só na aquisição inicial.
Com orçamento pronto e aprovado, deve-se definir o propósito de uso da arma. Normalmente as escolhas se enquadram nos seguintes grupos:
·         Atiradores informais - Alvos como latas de cerveja, tampas de garrafas etc. Este tipo de tiro é denominado de plinking.
·         Atiradores esportivos - Estes desejam medir suas habilidades de tiro com outros atiradores. Papel 10m, siluetas metálicas, bench rest, field target etc.
Quanto às carabinas, pode-se classifica-las quanto à potência e ao tipo de propulsão.
Quanto à potência [Faria-2010] tem-se:
  •   Baixa – abaixo de 11 Joules(J)
  •   Média – entre 11 e 19J
  •  Alta – entre 19J e 27J
  •  Magnum – acima de 27J
Para atiradores informais, a escolha de potência é associada ao tipo de alvo e ao impacto desejado. Quanto maior a potência, maior será o poder de destruição. Este é o lugar comum de muitos iniciantes, porém com o tempo, o atirador começará a procurar desafios maiores, alvos menores. E potência e precisão não combinam muito bem. Em minha opinião, a escolha da arma deve basear-se na precisão desejada juntamente com a distância até o alvo.
As armas mais precisas possuem baixa potência e são adequadas à distância de 10m, podendo chegar até 20m. As carabinas de baixa potência são afetadas em maior intensidade pelo vento.
As carabinas de média potência são versáteis e de maneira geral adequada ao atirador informal. Com esta carabina conseguem-se bons tiros à distância de 30m.
Carabinas de alta potência conseguem bons tiros a até 50m, porém são em geral mais pesadas que as de potência menores e se o sistema propulsor for mola, maior técnica para conseguir bons tiros.
Carabinas Magnum conseguem tiros bons a até 75m, porém são pesadas e tiros sem apoio são quase que impraticáveis.
Minha sugestão é começar com uma carabina versátil. Média ou alta potência. Estes são alguns modelos:
  • Cometa New Fenix 400
  • Cometa Fusion
  • Stoeger X20
  • BAM 26
  • BAM 19-18
  • Weihrauch HW50S

Destas a minha preferida é a HW50S. Pela qualidade de fabricação e principalmente pela precisão.

Um comentário:

  1. Pedro, boa tarde!

    Tenho uma CBC Nitro X 1000. É uma arma excelente e com baixa manutenção. Muito potente e apesar disso ela é mto precisa tb. Seria interessante vc postar um tópico sobre ela. Pra iniciantes não recomendo a Nitro X, pois, para se habituar com ela não é mto fácil. Pra quem gosta de tiros a longa distancia ela tb não é uma boa. Geralmente as lunetas disponiveis no mercado não suportam sua força. E acredite, passei por essa experiencia. Comprei uma luneta Nikko Stirlling Gold Crow 4x32mm e no quinto tiro o reticulo se desfez. Eu recomendo para essa carabina a utilização de um Red Dot, são de fácil instalação e permitem uma visada rápida.
    Parabéns, o blog ficou mto bom.
    Att.,
    Sander Dib

    ResponderExcluir